Translate

Comente!



Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com
Você vale muito para nós!!!


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Seguranças do STF tentam esconder pizzas deixadas por manifestantes

Seguranças do STF tentam esconder pizzas deixadas por manifestantes
Foto:André Coelho/ O Globo
Os seguranças do Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram de esconder as 37 pizzas que foram deixadas na frente do prédio do Tribunal na tarde desta quinta-feira (19). Um grupo de manifestantes, identificados como integrantes do Movimento Novo Brasil, tentou entregar as pizzas aos ministros em protesto contra a aceitação dos embargos infringentes, mas foi barrado na porta, ao tentar passar pelos detectores de metais. As pizzas, que foram deixadas na porta do prédio, foram rapidamente recolhidas por cerca de dez seguranças do Tribunal, que tentaram impedir que os fotógrafos e cinegrafistas que testemunhavam a cena fizessem fotos e imagens das 37 caixas, cada uma delas marcada com o nome de um dos réus do processo do mensalão. Segundo o jornal O Globo, os manifestantes afirmaram que a entrega das pizzas é um protesto contra o resultado da sessão desta quarta-feira (18) do STF, quando o ministro Celso de Mello proferiu seu voto favorável aos embargos infringentes e deu maioria em favor da aceitação desses recursos.

   
Papa diz que é preciso acompanhar homossexuais e divorciados 'com misericórdia'
Foto: Reprodução
O papa Francisco, em entrevista publicada nesta quinta-feira (19), recomendou à Igreja Católica "acompanhar" os homossexuais e divorciados "com misericórdia" e "a partir das suas condições" de vida real. Na longa entrevista, em italiano, à revista jesuíta Civiltà Cattolica, o papa também mencionou a questão do aborto, com o exemplo de que se uma mulher interrompe a gravidez, fato que "pesa muito" e do qual ela está "sinceramente arrependida", o seu ato deve ser perdoado. "O confessionário não é uma câmara de tortura, mas um lugar de misericórdia" acrescentou. Segundo a Agência Brasil, o papa Francisco explicou que a Igreja "não pode insistir apenas sobre as questões relacionadas com o aborto, o casamento homossexual e o uso de métodos contraceptivos". "Não falei muito sobre essas coisas e isso foi criticado. Quando se fala, deve-se fazê-lo em um contexto concreto", disse.

   
Um homem foi preso durante perseguição policial após ter roubado um carro no bairro da Pituba, em Salvador, e ter feito uma série de assaltos nesta quinta-feira (19). De acordo com o major André Ricardo, da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (Rio Vermelho), o suspeito foi capturado em um automóvel roubado, do modelo Peugeot Sedan, já na região da Avenida ACM. Segundo o G1, dentro do veículo, a Polícia Militar encontrou documentos do proprietário e bolsas de vítimas da quadrilha. Uma delas foi até a unidade e reconheceu o suspeito de assalto. O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Furtos e Roubo de Veículos.

   
Quinta, 19 de Setembro de 2013 - 19:00

Protesto de baianas sugerido por vereadora pode deixar Salvador sem acarajé por 24h

por Sandro Freitas
Protesto de baianas sugerido por vereadora pode deixar Salvador sem acarajé por 24h
A capital baiana pode passar um dia inteiro sem o quitute símbolo do estado, o acarajé. Pelo menos essa é a ideia da vereadora Fabíola Mansur (PSB), que após uma audiência pública sobre as profissionais nesta quinta-feira (18), cobrou que a prefeitura adie o lançamento de um decreto para regulamentar a profissão, programado para sair em cinco dias. Após pedir a criação da Frente Legislativa em Defesa das Baianas de Acarajé na Câmara, Fabíola afirmou que é preciso mais tempo para discussão de mudanças na atividade e sugeriu um boicote. “Acredito na sensibilidade da secretária Rosema (Ordem Publica) e do prefeito ACM Neto. Agora, caso eles não deem chance de ser criado um Grupo de Trabalho para aprimorar a portaria, a gente deve rodar a baiana", brincou Fabíola, que sugeriu as baianas passarem um dia sem vender os bolinhos nas ruas de Salvador, em forma de protesto. A mobilização não foi acertada ainda, mas pode acontecer caso não exista avanço nas negociações. Segundo a presidente da Associação de Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), Rita Santos, o principal entrave está na proibição de montagem dos tabuleiros na praia, conforme decisão do juiz Luis Carlos D’Ávila, da 13ª Vara Federal. “Não temos nenhum tipo de explicação. Já tentamos diversas vezes entrar em contato com ele e não conseguimos. Tenho medo de que se realmente nos tirarmos da areia aqui em Salvador, isso possa vir a acontecer em outras praias como em Lauro de Freitas, na orla de Camaçari e até nas ilhas”, afirmou. Um balanço feito pela associação contabilizou 550 baianas trabalhando nas praias entre a Cidade Baixa e Ipitanga, enquanto a prefeitura contabiliza apenas 110. 

   
Sindicato diz que greve dos bancários fechou 543 agências na Bahia
Foto: Divulgação
A greve dos bancários baianos, que aderiram à paralisação nacional iniciada nesta quinta-feira (19), resultou no fechamento de 543 agências em todo o estado, neste primeiro dia de movimento. A afirmação é do Sindicato dos Bancários da Bahia, que ressaltou o aumento de unidades sem funcionar na comparação com a greve do ano passado, quando foram afetadas 380. Segundo o sindicato, apenas 240 agências fazem parte da “base do sindicato” e o restante seriam de trabalhadores que decidiram, por conta própria, paralisar as atividades. “A adesão neste ano começou maior do que a de 2012, o que mostra que os trabalhadores estão unidos para conquistar aumento real, PLR, piso e vales maiores, além de contratações para melhorar as condições de trabalho”, destacou o presidente da entidade, Euclides Fagundes. “Até agora, a tática dos banqueiros tem sido a intransigência. Nas mesas de negociação negaram os principais itens da pauta de reivindicações e, para completar, ofereceram pífios 6,1% de reajuste salarial. Um verdadeiro desrespeito”, diz a nota do sindicato.  

   
Novo partido de Marina vai a julgamento com menos assinaturas do que o necessário
Foto: Max Haack/Bahia Notícias
A Rede Sustentabilidade entregou na manhã desta quinta-feira (19) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o seu último lote de assinaturas de apoio. Contudo, a legenda não conseguiu chegar aos 492 mil nomes, o que levará o partido da ex-senadora Marina Silva a ir a julgamento sem ter o apoio popular formal exigido em lei. O lote entregue hoje soma 136 mil assinaturas, o que totaliza 440 mil nomes. A Lei dos partidos políticos exige pelo menos 492 mil. Segundo a Folha, a estratégia jurídica da Rede, comandada pelo ex-ministro do TSE Torquato Jardim, será argumentar no dia do julgamento que o TSE tem que considerar válidas as 95.206 assinaturas que foram recusadas pelos cartórios eleitorais sem que eles tenham divulgado o motivo da rejeição. Torquato usará como argumento a lei que regula o processo administrativo federal e que prevê a nulidade de atos sem motivação que "neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses". O caso da Rede Sustentabilidade deve ser julgado na primeira semana de outubro. Marina precisa que o partido seja legalizado até 5 de outubro para que possa concorrer por ele à Presidência da República. Caso não consiga, ela pode se filiar a outra legenda, hipótese que ela tem se recusado a comentar.

   
Quinta, 19 de Setembro de 2013 - 18:00

PM do Rio estuda criar batalhão para manifestações

A Polícia Militar do Rio de Janeiro avalia criar um batalhão para atuar em manifestações e grandes eventos que acontecerem na capital fluminense, como a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016. De acordo com a Folha, a unidade substituiria e ampliaria o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), que já trabalha nos jogos de futebol no estado. Os integrantes do grupamento tem atuado em protestos, para tentar diminuir os confrontos entre manifestantes e policiais, diante das denúncias de abusos e truculência de policiais do Batalhão de Choque. Segundo a primeira previsão, o novo batalhão deverá ter 500 policiais com treinamento para atuação de controle em distúrbios urbanos, mediação de conflitos e negociação com manifestantes. Não há data para a implantação da unidade.

   
A sede da antiga clínica Ana Nery, no Largo da Soledade, em Salvador, é alvo de incêndio na tarde desta quinta-feira (19). Segundo informações do G1, três equipes do Corpo dos Bombeiros prestam assistência no local, assim como a Salvar. Até o momento, não há informações de feridos. De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção, um curto-circuito provocou um princípio de incêndio no prédio que abriga atualmente moradores de rua. O incidente acontece desde as 15h30.

   
Marcell diz que processará associação protetora dos animais e sugere ‘cunho político’ de críticas
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Irritado com as críticas ferozes que recebeu nesta quinta-feira (19) da seção baiana da Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA/BA), o vereador ecológico de Salvador, Marcell Moraes (PV), classificou como “oportunista” a posição da entidade ao criticar seu projeto de indicação, que prevê a criação de abrigos municipais para cães e gatos abandonados. Segundo ele, o texto, veiculado através do Facebook, é de autoria de Patrusca Barreiro, ex-assessora de sua colega de Câmara e legenda, Ana Rita Tavares, com quem mantém relações estremecidas. “Ficou claro que o objetivo foi me ridicularizar com cunho político. Foi uma atitude sensacionalista e reincidente causada pela inveja, por eu ter 300 projetos apresentados e 30 aprovados”, gabou-se. Possível candidata a uma cadeira na Casa federal em 2014, a auxiliar se manteve ao lado da vereadora pevista de janeiro a agosto deste ano, quando foi exonerada do cargo, e, graças às declarações, deve se tornar alvo de um processo ajuizado por Marcell, que alega improbidade administrativa. “A associação ou qualquer indivíduo têm todo o direito de discordar de militâncias, mas jamais pode tomar partido contra quem quer que seja, pautado apenas na opção eleitoral. Essa conduta de interesse político fica escancarada porque a própria ABPA é responsável por um abrigo de animais”, repreendeu o edil, ao defender a efetividade da proposta que desagradou a associação. “A ABPA quer ver os animais nas ruas? Todas as ONGs da cidade estão lotadas. Há 100 mil animais abandonados em Salvador e os abrigos não têm mais espaço”, argumentou. 

   
Câmara Federal pode votar minirreforma eleitoral na semana que vem
Foto: Divulgação
O texto da minirreforma eleitoral aprovado esta semana no Senado pode entrar na pauta da Câmara dos Deputados na semana que vem. A pressa é para que a votação ocorra a tempo de as regras valerem para o pleito do ano que vem. De acordo com o relator da proposta, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o texto constituído pelos senadores terá prioridade porque incorporou muitos pontos do trabalho feito na Câmara. “O senador Romero Jucá [PMDB-RR], que foi o relator lá no Senado, ouviu diversos segmentos. Eu, particularmente, diversas vezes, conversei com ele. Então, não houve qualquer discriminação ou atrito [entre Câmara e Senado]. O texto do Senado é bom, e dá para a gente trabalhar a partir dele", afirmou o petista. Uma das principais mudanças estabelecidas no texto aprovado pelo Senado é a proibição de troca de candidatos pelos partidos na véspera da eleição, como ocorre atualmente. Pelas novas regras, a alteração tem que ser feita até 20 dias antes do pleito.

   
Quinta, 19 de Setembro de 2013 - 16:45

Solidariedade, de Paulinho e Medrado, falsifica assinaturas

por Samuel Celestino
Solidariedade, de Paulinho e Medrado, falsifica assinaturas
O Partido da Solidariedade, de Paulinho da Força, por ora no PDT, que tem como parceiro na Bahia o deputado Marcos Medrado, pode ter sua concessão de registro negada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Motivo: fraude. Há acusações, que por ora não atingem a Bahia, que muitas assinaturas de apoio à nova legenda são falsas. Segundo o UOL, um dos casos curiosos aconteceu em Várzea Paulista. Ao receber as fichas de apoio, a própria chefe do cartório da cidade “localizou a sua assinatura falsificada entre os eleitores que supostamente apoiavam a criação do Solidariedade”. Em troca de e-mails pela rede interna da Justiça Eleitoral de São Paulo, ainda segundo o UOL, a chefe do cartório eleitoral de Várzea Paulista (242ª Zona Eleitoral), identificada por Francy, afirmou: “Recebemos semana passada três listas de apoiadores desse partido e, para a minha surpresa, uma das fichas era com meus dados e com a minha assinatura falsificada. Fiquei indignada com a falta de caráter que esses representantes de partidos têm”. O mesmo teria ocorrido com o chefe do cartório eleitoral de Osasco (SP) (213ª Zona Eleitoral). Helder Ito de Morais respondeu, também pela rede interna de comunicação dos servidores: “Isso também aconteceu comigo. Foi aberto inquérito policial e prestarei declarações sobre o ocorrido. De fato, isso é um absurdo!”. Bem, aqui em Salvador, cujo representante do Solidariedade é o conhecido deputado Marcos Medrado, até aqui nada aconteceu. Mas quem assinou, ou não assinou, convém ficar atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário